segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Amor-comportamento x Amor-sentimento

O amor-comportamento é uma atitude de respeito e reverência direcionada a nós mesmos e àquilo que nos cerca: à natureza, nossa casa e provedora, e à vida, que é a expressão mais sublime das leis naturais. Quando voltado a outras pessoas, o amor-comportamento envolve reconhecer no outro uma pessoa autônoma, independente e livre, dona de si e capaz de tomar suas próprias decisões, e tratá-lo como tal.

O amor-sentimento, como qualquer outro sentimento, é uma sensação que não pode ser criada por si, não é objetivo em si; ele surge espontaneamente a partir do momento em que alguns pré-requisitos são atendidos. Por acaso encontrei esse texto que explora essa natureza do amor-sentimento: amamos uma pessoa porque ela faz a gente se sentir como gostamos.

Mas como gostamos de nos sentir? Eu, particularmente, gosto de me sentir "uma pessoa autônoma, independente e livre, dona de si e capaz de tomar suas próprias decisões", que nada mais seria do que a aplicação do amor-comportamento a mim mesmo. Até porque acredito que atingir esse estado é da natureza do crescimento humano pessoal.

Portanto, o amor-comportamento é pré-requisito para o amor-sentimento, e quando em sintonia e equilíbrio, um alimenta o outro num ciclo-sem-fim. Essa é a forma mais saudável de viver o amor, se não a própria definição exata dele.

O amor sempre é bom e saudável. Se alguém culpa o amor por seu próprio sofrimento ("amor não existe, amor é uma ilusão"), está fazendo alguma coisa errada. Amar é ótimo. Vou além: amar é o mais sublime objetivo de vida, as pessoas nascem pra amar e serem amadas, e todo o mais é consequência. As Grandes Verdades, ainda que extremamente simples, só fazem sentido quando observadas pelos olhos mas analisadas pelo coração.

O amor é o estado natural do ser humano.