terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sobre beijos

Daí a torcida do Curíntcha ficou indignada com o jogador que deu um selinho em outro homem...

Isso me prova várias coisas. A primeira e mais evidente é que as pessoas ainda acham (algumas talvez em nível subconsciente, outras mais ignorantes não) que orientação sexual é uma escolha e o simples fato de beijar alguém do mesmo sexo significa que a pessoa é gay, ou que é possível mudar de orientação e beijar pode ser o início do processo.

Ora, eu sou a prova viva de que isso é uma balela. Já beijei mais meninas do que muito cara hetero, já cheguei bem próximo do ato sexual (e só não aconteceu porque, adivinha, sem desejo não tem ereção) e, pasmem, continuo tão gay quanto no dia em que minha sexualidade se desenvolveu.

A segunda é o quanto as pessoas pensam em beijo e qualquer contato físico considerado mais íntimo num contexto prioritariamente sexual (o que, na minha opinião, é assustador e revela o quanto a sociedade segue desconectada de sua essência humana). Como se o ato de tocar alguém não pudesse exprimir também afeto e consideração. Pois bem, toda ação é motivada primeiro por um impulso, um desejo, e essa ação específica pode expressar tanto o desejo sexual quanto o desejo afetivo - se não desejos até mais obscuros, como o de manipulação e controle, mas não vou entrar nesse mérito. Além disso, transmitir afeto pelo contato físico faz bem à saúde e expressa "a mais humana das características", portanto deixar de fazê-lo me parece limitar nossa própria natureza. (Vou além, o próprio ato sexual com uma pessoa que se ame representa a mais sublime forma de demonstrar amor e permite um nível de conexão impossível de se obter de outra forma. Mas isso é outro assunto.)

Dentro desse senso comum, de novo eu me lembro da minha história. Eu tocava mulheres QUERENDO sentir desejo físico. Nunca aconteceu. O desejo (de qualquer natureza) é anterior ao ato, nunca posterior. Com o desejo físico não poderia ser diferente.

A terceira é que as pessoas esquecem que sexualidade envolve não apenas atração física, mas afetiva também, ainda que pelo mesmo "objeto". E o que é que o machismo nos ensina? Que mulher é mero objeto pra satisfação física do homem (até porque homem "não pode" sentir/exprimir sentimentos). Ora, sendo assim não é difícil perceber porque o tipo machão heterossexual convicto é tão inseguro. Quem é que gosta de ser tratado meramente como um objeto, como um acessório para reafirmar a identidade de alguém? Como manter um relação verdadeira com uma mulher nesse contexto? A sexualidade do machão é vivida de maneira incompleta, seus sentimentos são reprimidos, e a repressão é terreno para incertezas e dúvidas.

De novo para minha história: nos anos em que eu reprimia minha sexualidade, só de pensar em encostar em outro homem me deixava desconfortável. Mas hoje eu sei qual era minha motivação por trás desse desconforto: medo de gostar. Porque, obviamente, eu era inseguro e mal resolvido. É isso galera?

Tudo muito estúpido, claro. De novo: uma ação nasce primeiro no desejo, e sem desejo (sexual), essa ação não significa nada (sexual). Além disso, um homem que vive sua sexualidade através da genitália e do coração sabe muito bem quem é e do que gosta em todos os contextos, e nenhum ato específico vai abalar essa certeza. Aliás, me chama a atenção o fato de que são os homens que realmente amam as mulheres sem reservas os que são mais propensos a demonstrar carinho por seus amigos... Manter a porta do coração aberta para o objeto sexual permite mantê-la aberta para todos.

O raciocínio poderia acabar aqui, mas vou além, muito além. Quiçá um dia o ser humano reencontre o caminho pra sua alma e esqueça toda essa bobeira de reprimir sentimentos e sua manifestação física, pois é uma vida sentimental plena o que nos faz, justamente, plenamente humanos. E que as pessoas se abracem mais, se beijem mais, se acariciem mais, se amem mais.

Só pra não perder o costume: tá faltando amor.

(A propósito, que fique aqui registrado aos meus amigos e amigas: quem quiser me cumprimentar com selinho tá liberado. :) )