segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Homo-AFETIVIDADE

Uma época aí eu estava namorando um guri e nós costumávamos sair com seus amigos heteros. Eles eram bem abertos quanto à homossexualidade e não se incomodavam com nossas intimidades, mas ainda assim percebi o quanto essa orientação sexual recebe, inconscientemente, uma conotação enviesada mesmo de quem diz aceitá-la.

Era comum eles se referirem à história dele anterior a mim como se não fosse nada demais, comentando abertamente sobre outros caras com quem ele havia ficado. Mas também percebi que, quando eles estavam com suas namoradas, o comportamento não era o mesmo. Quando a menina estava junto, ninguém falava da história do outro e, principalmente, ninguém queria ficar comentando sobre os caras com quem sua menina tinha eventualmente ficado.

Por que comigo seria diferente? Por que as pessoas imaginam que, numa relação homossexual, as pessoas não se importam?

A resposta, depois de muito refletir, me pareceu bem óbvia. No fundo no fundo, a maioria das pessoas ainda imagina que as relações homossexuais são meramente físicas, que não há sentimento envolvido. Parece ser mais fácil admitir que dois homens podem ter uma relação sexual do que uma relação afetiva. "Sexo ok, mas amor já é demais." (Vou desenvolver essa ideia entre sexualidade e afetividade num post futuro.)

Lembro que, já há alguns anos, quando eu contei sobre minha condição pra um amigo de infância, eu comentei o seguinte: "Não tem absolutamente nada de diferente num namoro gay. É a mesma bosta." E de fato é. Tem os momentos bons e os momentos ruins, tem o afeto, tem o ficar-junto, tem sexo, tem briga, tem tudo.

Apesar de que até entre os mais abertos seja difícil admitir, a ideia de que homossexualidade é apenas sobre com quem se transa - e não quem se ama - tem raízes bem profundas que cismam em permanecer. No imaginário popular, o amor só é possível entre pessoas de sexos opostos. Mas eu, que mais do que ninguém sei o que senti/sinto por outros homens, sei o que nunca senti por mulheres e também sei o que é uma relação heterossexual porque sempre vivi cercado por isso, posso afirmar com toda a propriedade: é a mesma bosta.